Cases

# case

Secretaria Municipal da Saúde de Salvador

SMS adota Oracle Database Appliance na rede municipal de saúde e conta
com a experiência da Sysdesign na sustentação de seus principais serviços

Numa cidade com mais de 3 milhões de habitantes, 214 unidades de saúde – entre unidades de saúde da família, unidades de pronto atendimento, centros especializados, dentre outros – e um hospital municipal, o nível de confiabilidade, disponibilidade e desempenho dos sistemas precisa ser alto. Marcações de consultas e procedimentos, regulação de leitos, oferta e consumo de serviços na rede de atendimento própria e conveniada, gestão da Programação Pactuada Integrada (entre governos municipais e estadual), urgência e emergência, demanda espontânea de atendimentos, vacinação, farmácia e distribuição de medicamentos, vigilância sanitária, controle de zoonoses, mutirões de atendimento, pessoal, programação e execução orçamentária, são muitos os desafios para gestão de saúde em um município do porte de Salvador.

Visando atender a demanda crescente de transações em banco de dados frente à contínua ampliação do acesso às ações e serviços de saúde de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar e da reorganização das práticas e dos processos de trabalhos para melhoria da qualidade da atenção à saúde, a SMS apostou na implantação do Oracle Database Appliance (ODA) para hospedar seus bancos de dados Oracle. “Operação crítica é o nosso cotidiano. Qualquer intercorrência de indisponibilidade de serviços gera um impacto grande.” – afirma Ariovaldo Júnior, gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação da SMS – “Com a implantação do ODA ganhamos não apenas mais performance, como também alta disponibilidade e segurança para continuidade dos serviços de bancos de dados.” – conclui.

O Oracle Database Appliance é um conjunto de hardware e software integrados, otimizado para desempenho, produzido e suportado pela própria Oracle, visando rapidez e simplicidade de instalação. Segundo o fabricante1 ,  “(…) é a maneira mais fácil e econômica para execução de aplicativos e bancos de dados Oracle em ambientes de computação remota e de ponta. Os clientes reduzem o tempo de implementação do Oracle Database e as cargas de trabalho de gerenciamento usando um sistema integrado pré-construído com automação de gerenciamento. (…)”

A Sysdesign atua na SMS prestando serviços de consultoria e suporte remoto especializado em bancos de dados, middleware, business intelligence e sistemas. Ao longo destes anos provê a sustentação de serviços de TI nas tecnologias Oracle e Red Hat com monitoramento 24 x 7 dos ambientes, administração do banco de dados e projetos de infraestrutura, alta disponibilidade e replicação de dados.

A contratação de serviços especializados em monitoramento e suporte remoto a bancos de dados, sistemas operacionais e servidores de aplicação trouxe mais confiabilidade aos serviços de TI. Conforme explica Júnior: “Aqui na SMS, TI tem função estratégica. Estamos envolvidos em todas as ações da secretaria, participamos diretamente da estruturação de processos de negócio, trabalhando no planejamento, viabilização da execução e acompanhamento dos resultados gerando as informações que a gestão precisa em todas as suas linhas de ação.

Conhecemos de tecnologia, desenvolvemos e mantemos nossos principais sistemas, mas o nosso foco é no negócio. A Sysdesign nos fornece o apoio especializado no leque de tecnologias que precisamos para sustentar nossos serviços. Assim conseguimos ter alta especialização técnica ao mesmo tempo que direcionamos nossos esforços para o conhecimento e envolvimento no negócio”.

A Sysdesign tem mais de 25 anos de atuação, sendo uma das empresas mais experientes e premiadas no Brasil na tecnologia Oracle, contando com equipe multidisciplinar com profissionais certificados em diversos pilares da tecnologia.

 

Quer conhecer mais dos nossos cases?

Entre em contato conosco e descubra o que nossas soluções podem fazer por você

# case

Sysdesign implanta e migra infra do MV dos hospitais administrados pelo ISG para a Oracle Cloud

Até o momento, 7 unidades foram migradas conquistando mais eficiência e escalabilidade em sua infraestrutura.

Com diversas unidades sob sua administração, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) existe desde 2000, atuando em todo Brasil, sendo uma Organização Social de Saúde referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e uma das pioneiras no tratamento humanizado em ambiente hospitalar.

Com o objetivo de alcançar mais economia, escalabilidade, segurança e
disponibilidade, o ISG decidiu migrar sua estrutura tanto de aplicações MV quanto de  banco de dados Oracle para o Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Para Vilson Ribeiro, responsável da TI do ISG, a migração física para a Cloud ocorreu  com sucesso, de forma a mais transparente possível para o usuário. 

“A orientação técnica da Sysdesign que já era nosso parceiro de banco de dados e midlleware, on premise, foi importante para nos apoiar neste processo gradual de configuração e implantação da cloud Oracle, além de realizar o monitoramento remoto e suporte do nosso ambiente”

Graciliano Oliveira, Diretor Geral da Sysdesign, afirma que “neste momento de
transformação digital, a sinergia e engajamento das equipes da Sys, do ISG e da MV, foram muito importantes para a execução do projeto e cumprimento de prazos”.

“Podemos destacar pontos importantes, na parte de segurança, a redundância de VPN em ambos os lados (Oracle e ISG), a qualidade e redundância de links, e
também foi projetada a utilização da estrutura on premise como ambiente de
contingencia, para casos de disaster recovery”, afirma Rosivaldo Ramalho, líder do projeto e especialista em banco de dados e cloud da Sysdesign.

A centralização das bases de dados na nuvem trouxe mais agilidade aos processos, facilidade de acesso para as diversas unidades, escalabilidade, segurança, backup mais eficiente e redundância.

“A escolha da cloud nos permite planejar melhor os custos de crescimento da nossa infraestrutura e manutenção de ambiente, sendo mais interessante para a nossa organização em vários aspectos em relação ao ambiente on premise”, complementa Vilson Ribeiro.

A Sysdesign tem mais de 25 anos de atuação, sendo uma das empresas mais
experientes e premiadas no Brasil na tecnologia Oracle, contando com equipe
multidisciplinar com profissionais certificados em diversas pilares da tecnologia.